Conferência: Entre Exus e Pombas-Giras: Os Clássicos na Encruzilhada

Data da publicação: qui, 10/04/2025 - 11h38min

A disciplina de mestrado Teoria Antropológica Clássica, do Instituto de Filosofia e Cências Humanas, da Uncamp, promove a Conferência "Entre Exus e Pombas-Giras: Os Clássicos na Encruzilhada", ministrada por Humberto de Santana Junior, no dia 11 de abril de 2025, às 14horas, na Sala de Projeção do Prédio de Pós-Graduação do IFCH.

Pesquisador em Relações Étnico-Raciais Humberto de Santana Junior é Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ. Tem se destacado em estudos sobre identidade, religião afro-brasileira e relações étnico-raciais. Com passagens por diversas instituições de ensino, como o IFB e o CEFET-RJ, atualmente realiza pós-doutorado no CEFET-RJ. Suas pesquisas abordam temas como quilombos e religiosidade africana, e ele integra grupos renomados, como o Núcleo de Antropologia Simétrica do Museu Nacional e o Labirinto da UNICAMP. O pesquisador é uma referência nas áreas de antropologia e estudos afro-brasileiros.

"A conferência é inspirada numa confluência da reflexão presente na tese de Marimba Ani em Antropologia que coloca o pensamento eurocêntrico como nativo, com a proposta contracolonial do intelectual quilombola Nego Bispo. Seguindo esse caminho, utilizo o pensamento das Pombogiras e Exus como receita. A noção de receita aqui apresentada é de Isabele Stengers que defende que a receita não deve ser pensada como modelo, mas como resposta pragmática que funciona para uma determinada comunidade. Dessa forma, essa reflexão não se pretende universal, mas uma possibilidade de pensar a Teoria Antropológica a partir da filosofia de Religiões de Matriz Africana."

A Conferência é aberta e seu oferecimento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e apoio técnico da Coodenadoria de Eventos, Extensão e Difusão do IFCH.

 

__alt__